nectarina beneficios

Os Benefícios da Nectarinas incluem um melhor funcionamento celular e melhora na saúde cardiovascular e digestivo. Os antioxidantes da nectarina ajudam e melhoram os mecanismos de defesa no combate às principais doenças como a complicações relacionadas com a obesidade, degeneração celular e ajudam na prevenção do cancro. O consumo da nectarina ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, e promove uma pele mais jovem. Aqui ficam alguns benefícios da nectarina para saúde:

Rico em Antioxidante: Nectarina possui antioxidantes maravilhosos, os polifenois, vitamina C e carotenoides, como betacaroteno e criptoxantina. É na pele da fruta onde estão concentrados mais nutrientes em comparação com a polpa, basta uma simples lavagem da fruta de forma adequada que pode ser consumida com casca. Estes antioxidantes protetores exercem atividades de eliminação de radicais livres e ajudam a neutralizar os efeitos nocivos de moléculas de oxigênio livre.

Benefícios Contra a Obesidade: Nectarina pode ser útil no combate à obesidade e as complicações a si associadas. Os estudos têm mostrado que as frutas de caroço como as nectarinas contém compostos bioativos, como antocianinas, catequina, ácido clorogénico e derivados Quercitin que têm muito potencial a combater a obesidade relacionada com condições médicas, como diabetes e doenças cardíacas. As qualidades anti-obesidade e anti-diabéticos podem trabalhar contra a síndrome metabólica e diminuir a oxidação do mau colesterol, que está implicado em doenças cardíacas relacionadas com a obesidade.

beneficios da nectarina

Saúde dos Olhos: Nectarina contém luteína, um nutriente importante que incentiva a saúde dos olhos e ajuda a reduzir o risco de doenças como a degeneração macular (condição médica geral dos adultos mais velhos, que resulta em uma perda de visão no centro do campo visual (a mácula), devido a danos na retina) relacionada com à idade. Diversas pesquisas têm demonstrado que a luteína também é um antioxidante extremamente potente que também ajuda a reduzir o risco de cataratas nucleares. Luteína habita no pigmento macular do olho e ajuda a proteger os tecidos da retina do dano causado pelo stress oxidativo e a luz de comprimento de onda maior. Além disso, o betacaroteno presente na nectarina estimula a síntese da vitamina A e contribui para manter uma visão saudável e evita doenças como a cegueira e xeroftalmia.

Saúde Cardíaca: O consumo regular de frutas de caroço, como nectarinas pode ser benéfico na manutenção cardiovascular, atribuindo à presença de antioxidantes amigáveis. O ácido clorogênico e antocianinas presentes nas nectarinas exercem uma ação inibitória contra a oxidação do colesterol LDL, impedindo o endurecimento das artérias e estimulando a circulação adequada nas plaquetas humanas. Os flavonoides encontrados na nectarina podem ajudar na prevenção do aumento na agregação das plaquetas e reduzir o risco de desenvolvimento de aterosclerose.

Prevenção do Cancro: Como dito acima, nectarinas contêm ácido clorogênico, um composto natural que tem vários benefícios para a saúde, incluindo na prevenção de vários tumores e cancro, como o cancro de cólon. O ácido clorogénico, tal como sugerido por estudos possui propriedades quimiopreventivas que inibem a proliferação de carcinogénese do cólon. Os estudos também têm apresentado evidências qualitativas sobre o papel do betacaroteno presente no grupo botânico Rosaceae, que também inclui as nectarinas na proteção contra o cancro de pulmão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *